Total
Arrecadado

47,158
Trilhões de Reais

Contribuintes
Monitorados

359.763
 

Empresas
Atendidas

8.713
 

Pessoas
Beneficiadas

9,187
Milhões
Símbolo GIVAF

Gestão inovadora que transforma a Secretaria da Fazenda


Sabemos que os irregularidades tributárias são uma grande perda para o desenvolvimento das cidades e do país. Grande parte dessas fraudes decorre da ausência de dados, falta de controle sobre os lançamentos de compra e venda, e um sistema fiscal altamente burocrático sem controles precisos.


GIVAF foi tecnologicamente criada para ir além da modernização da gestão tributária, pois possui inteligência artificial que controla e monitora permanentemente as ações dos contribuintes, oferece informações seguras aos auditores fiscais e ainda emite alertas sobre qualquer inconsistência no comportamento fiscal das pessoas físicas e jurídicas.

Símbolo GIVAF

Conheça os benefícios da GIVAF para a gestão tributária

Mão segurando caneta perto de uma página de livro
  • Consolidação da utilização da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) integrada ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
  • Harmonia entre a base do IVA e a aplicação do ICMS.
  • Autonomia e conformidade fiscal dos estados com melhorias na governança pública e na adesão dos contribuintes ao cumprimento das obrigações tributárias.
  • Maior transparência na relação entre fisco e contribuinte, seja ele pessoa física ou jurídica.
  • Aumento da base de contribuintes pequenos, médios e grandes, constantemente orientados em casos de inconsistência nos dados informados à Secretaria da Fazenda.
Símbolo GIVAF

Apoio completo ao contribuinte para facilitar a gestão tributária


O contribuinte é a peça central no extenso ciclo tributário brasileiro. Por meio de dados higienizados, controle sobre seus lançamentos e alertas em casos de inconsistências, é possível obter resultados surpreendentes na arrecadação do ICMS. Entenda como a GIVAF atua com foco e monitoramento sobre as ações e informações dos contribuintes:

A proteção de dados e o sigilo fiscal são importantes para evitar fraudes. GIVAF promove a confidencialidade e a segurança com a utilização de Certificado Digital no padrão ICP-Brasil e uso de Blockchain para garantir integridade de dados. As transações possuem níveis de acesso e os dados trafegados são totalmente criptografados.

Ilustração de tela de notebook mostrando relatório

Uma base cadastral rica e unificada, sem duplicidades e com dados completos e padronizados das pessoas físicas e jurídicas. Esse repositório permite localizar facilmente as informações de cada pessoa, mantém histórico de alterações cadastrais e forma uma fonte segura de dados de endereço, do que consome, do que possui e do que deve o contribuinte.

Ilustração de calculadora, prancheta com formulário, calendário e lupa

A GIVAF oferece acesso online ao Portal do Contribuinte que permite aos contribuintes e seus procuradores, contadores e demais profissionais acompanharem o trabalho da Secretaria da Fazenda sobre seus documentos fiscais e possíveis pendências sobre eles. No portal, o contribuinte tem à sua disposição diversos serviços que auxiliam e agilizam seu dia a dia.

Ilustração de grupo de pessoas reunidas apresentando diversidade
Símbolo GIVAF

Solução online que garante a eficiência e
facilita a rotina dos auditores fiscais


A GIVAF oferece aos auditores um conjunto de informações proveniente do cruzamento de dados dos documentos fiscais para proporcionar ações preventivas e evitar a perda de prazos legais da fiscalização.

Ilustração de pessoa em mesa de escritório olhando tela de notebook e gráficos impressos
  • Fiscalização virtual ativa: GIVAF realiza análise de dados dos contribuintes de maneira ininterrupta e identifica indícios de sonegação com alertas, o que reduz o esforço humano e evita fiscalizações reativas.
  • Informação fiscal para todos os auditores: o conhecimento da fiscalização deixa de ser centralizado devido à aplicação automática de regras para identificar tentativas de sonegação. Assim, tanto os fiscais com mais ou com menos especializações terão a mesma base de informações.
  • Perfil consolidado do contribuinte: a GIVAF coleta dados de diversos sistemas e os agrupa em um painel padronizado para promover uma leitura sempre atualizada e de fácil entendimento sobre o contribuinte.
  • Prontuário único do contribuinte: permite que fiscais e auditores conheçam e acompanhem o comportamento fiscal do contribuinte, seus dados e cadastros utilizados no relacionamento com a administração pública. Também traz informações como perfil, movimentações fiscais, quais empresas ele possui e seus ramos de atividade, além de tributos quitados.
Mulher visualizando gráficos em plataforma online e aplicativo de smartphone
Multidão caminhando na rua em dia ensolarado
  • Solicitação de medida de gestão: permite que o agente solicite medida de gestão para os contribuintes que estão em sua área de atuação. Esse controle de alçadas define regras de autorização e aplicação da ação mais assertiva de acordo com o tipo de medida, situação do contribuinte ou função do agente.
  • Monitoramento de pessoas físicas ou jurídicas não contribuintes do ICMS: empresas e pessoas físicas que realizam operações tributadas, mas não contribuem com o ICMS são monitoradas pela GIVAF, o que possibilita a realização de procedimentos como emissão de termos e mandados.
Símbolo GIVAF

Funcionalidades que permitem operações
mais eficientes na SEFAZ


Conheça algumas destas funcionalidades e seus benefícios:


Desenho de um homem e uma mulher em cima de um notebook analizando gráficos

Monitoramento de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) e Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e)

Qualquer operação que gera NFC-e ou CF-e é imediatamente comunicada à SEFAZ, listando dados completos da operação de venda ao consumidor. Além de enriquecer a base de dados, o monitoramento eficiente gera potencial incremento na arrecadação do ICMS.

Desenho de uma mulher em cima de um notebook embalando produtos

Monitoramento de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

Permite que os agentes fiscais identifiquem discrepâncias como crédito indevido de ICMS e ausência de escrituração na EFD. Mesmo restrito ao trânsito de mercadorias, o monitoramento dessa operação também pode aumentar significativamente a arrecadação.

Desenho de dois carros em cima de um notebook

Monitoramento de Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos – MDF-e

Facilita o trabalho das equipes de monitoramento no acompanhamento de operações que são tratadas atualmente pelas equipes de fiscalização no trânsito de mercadorias.

Desenho de cargas em cima de notebook

Monitoramento de débitos IPVA e ITCD

Os débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e do Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações passam a ser rigorosamente monitorados e, assim, aumentam o poder de cobrança sobre débitos em atraso. Os alertas da GIVAF referentes a essas dívidas ampliam as chances de recebimento e quitação em prazos menores.

Símbolo GIVAF

Gestor público, tenha acesso à uma análise completa do mercado


A gestão inteligente da GIVAF oferece conhecimento consistente e seguro sobre as relações comerciais nas cidades e a atuação do fisco. Essas informações ajudam na criação de políticas de redução de impostos, aumento da base de contribuintes e resultam em impacto positivo na economia do estado. Por isso, atingir a excelência na administração pública depende de passos simples apoiados na tecnologia e que vão mudar as relações entre governos e pessoas.


A GIVAF permite uma análise sólida sobre o fluxo de compra e venda e seus resultados, potencializando as tomadas de decisão nas políticas públicas comerciais, já que transações comerciais e arrecadação estão em plena sinergia. Assim, quanto mais transações comerciais acontecem dentro dos estados, maior é a arrecadação para sua gestão.

Veja os indicadores que a GIVAF entrega para sua gestão:

Cabeça com ferramentas

Análise profunda da oferta e demanda que possibilita ações por tendência de mercado

Desconto

Compreensão do comportamento do mercado sob a influência dos preços praticados por empresas ou grupos de empresas nas relações de oferta e demanda

Papel com informações

Monitoramento da descrição das mercadorias comercializadas

Gráfico

Gráficos de calor com indicadores de fraudes que apontam operações que merecem investigação

Prancheta

Prevenção de fraudes na raiz das tentativas de desvios e consequente aumento da arrecadação

Símbolo GIVAF

GIVAF é justiça e transparência
nas operações fiscais do país

Ilustração de calculadora, prancheta, calendário e lupa

O controle, a auditoria e o cruzamento de informações automáticas que a GIVAF realiza orientam e disciplinam contribuintes em suas obrigações fiscais e auxiliam os auditores fiscais em sua atuação com acompanhamento online.


Ainda, alerta a administração pública sobre erros e omissões, resultando em uma visão macro da situação tributária do estado e contribuindo para ações corretivas imediatas que aumentam a arrecadação. Tudo isso com transparência, impessoalidade e inviolabilidade.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar a melhorar a arrecadação do ICMS do seu estado:
Consulte nossa Política de Privacidade.

Selecione o assunto de seu interesse: